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quarta-feira, 18 de abril de 2012

AÇÕES DE BOAS PRÁTICAS



AÇÕES DE BOAS PRÁTICAS
ESCOLA: EE. CEL. OSCAR PRADOS
MUNICÍPIO: SÃO GOTARDO
TELEFONE: (34) 3671-1419                      E-MAIL: eecop@hotmail.com
DIRETOR: JOSÉ ANTONIO DE ABREU PEREIRA

BOAS PRÁTICAS/
RESPONSÁVEIS
DESCRIÇÃO
PROJETO LEITURA E TEATRO: UMA PARCERIA DE SUCESSO


ADAIZA CLAUDIA DE JESUS
adaizaclaudia@yahoo.com.br
MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
A Escola Estadual Cel. Oscar Prados está situada no interior do Estado de Minas Gerais oferecendo Ensino Fundamental de nove anos, Ensino Médio, EJA e Curso Normal Médio e Pós-medio, Aprofundamento de Estudos, Projeto Acelerar para Vencer (PAV), atendendo uma comunidade escolar constituída por pessoas de baixa renda, carentes, indisciplinados e com desestruturação familiar, apresentando alto índice de evasão escolar cujos alunos não tem acesso a livros literários, revistas, jornais, sendo a escola que lhes oportuniza a chance de manuseá-los e concomitantemente lê-los. Cabe à escola colaborar para a facilitação do acesso aos diferentes suportes e gêneros textuais e literários, contribuindo para a formação de alunos leitores. É nesse o intuito que o Projeto Leitura e Teatro: uma Parceria de Sucesso vem incentivar o gosto pela leitura através de estratégias que envolvam o aluno de tal forma que ele sinta prazer em ler. As experiências de anos anteriores são a base para poder tomar novos rumos utilizando o que deu certo, com novas sugestões de atividades para 2012, além das aulas de violão e de teatro, bem como viagens culturais, apresentação de peças fora da cidade e outras atividades que serão anexadas no decorrer do ano para melhorar o desempenho do grupo. Os professores sentem necessidade de capacitação para trabalhar utilizando o teatro e a música em sala de aula. As oficinas têm impacto positivo nas atitudes dos alunos levando-os a uma melhor disciplina, mudança de comportamento, melhor nível de leitura, escrita e interpretação, maior interesse pelas artes e cultura, melhoria nos trabalhos em grupo, sentimento de amizade e coletividade. Um grupo de alunos e professores se empenham em desenvolver este projeto que tem como ferramenta aulas de teatro e apresentação de peças teatrais com o objetivo de melhorar a leitura, escrita e interpretação.
CURSO DE GARÇON


MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Alunos da EE.Cel. Oscar Prados são coordenados por professora para aprender uma profissão no contraturno. Além da aula teórica há também aulas práticas em que os participantes aprendem a servir de forma correta, podendo ser contratados por qualquer empresa que precise de garçom.
EDIÇÃO DE LIVRO

ADILSON JOSÉ DUARTE
Um grupo de alunos e professores da EE.Cel. Oscar Prados se empenham em desenvolver um projeto que tem como objetivo melhorar a leitura, escrita e interpretação. O letramento é o tema e os alunos escrevem textos que são publicados em um livro com direito a noite de autógrafos e tudo mais.
AULA DE LEITURA

ALESSANDRA LOPES GALVÃO
Aula de leitura seria uma aula comum se fosse realizada por professores de português. No entanto a professora de matemática se propõe a ministrar essa aula de leitura envolvendo seus alunos de forma que seu objetivo seja alcançado: a melhoria do raciocínio e interpretação em suas aulas de matemática através da leitura.
MENÇÃO HONROSA NA OBMEP/2011

ROBERTO CARLOS XAVIER

Todos os alunos participam da Olimpíada de Matemática, mas alguns se destacam. Este ano um aluno ganhou medalha e menção honrosa.
PALESTRAS


MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com

Ocasionalmente palestras são ministradas pela professora que também é coordenadora do curso Normal de acordo com temas sugeridos pelos próprios alunos. As palestras incluem música, teoria, dinâmicas, tudo isso com uma pitada de humor que deixa o ambiente descontraído e leva a uma aprendizagem eficaz
I CAPACITAÇÃO PARA EDUCAÇÃO



MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
A globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento. Assim, todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, novos olhares para o direcionamento das políticas educacionais.
A Educação de hoje valoriza a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível e a condições dignas de inserção produtiva.
Diante disso, surgiu o “Projeto I Capacitação para Educação” como uma proposta de trabalho do serviço de Coordenação do Curso Normal da EE.Cel. Oscar Prados que visa promover a melhoria da qualidade do Ensino oferecido até então, através de capacitação dos profissionais em diversas áreas. As ações do “Projeto I Capacitação para Educação”, tem foco na preparação dos trabalhadores em Educação para o desenvolvimento humano e social dos educandos, bem como a preparação dos alunos do Curso Normal, tendo como referencial as diferentes fases da vida, em sua diversidade, principalmente a infância. Hoje, mais do que nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola não seja mais vista apenas como um conjunto de partes, mas como uma unidade complexa, um sistema dinâmico, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a cultura local.
A melhoria dos indicadores educacionais só é possível pelo desenvolvimento de ações focadas no alcance de metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que, entre outras coisas, se relacionam à “Formação Continuada” dos profissionais do Ensino.
Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade!!!
É sabido que a qualificação profissional envolve, entre tantas coisas, a promoção de alternativas que possibilitem melhores condições de atuação para os professores e demais servidores da Escola. Então, deve-se respeitar as práticas pedagógicas e demais formas de atuação já desenvolvidas ao longo da experiência profissional de cada um dos envolvidos. Assim, a concepção de “Formação Continuada” que embasa o “Projeto  I Capacitação para Educação” tem como referência as condições sociais, psicológicas, culturais, históricas e cognitivas daqueles que atuam, principalmente, nas Escolas de Educação Infantil.
Essa Capacitação não está restrita unicamente aos professores da EECOP; pois tal trabalho vai muito além ao englobar servidores que atuam em outras Escolas e entidades. Serão utilizadas técnicas e estratégias pedagógicas diversas sempre com foco na participação, reflexão e revisão de valores e posturas, bem como para reconstrução e compreensão de significados e conceitos.O aprendizado é um processo ativo, que perpassa pela interpretação e compreensão da realidade. A construção do saber implica na reconfiguração permanente de nossos conhecimentos e é influenciado pelas diversas experiências do dia-a-dia que nos trazem novos significados e valores. Diante dessa compreensão, as atividades a serem desenvolvidas terão como meta a incorporação desses conhecimentos, visando à formação dos participantes para um novo padrão de conhecimento auxiliando na formação focada na valorização do comportamento “mais operativo”. Por isso, todas as programações propostas pelo presente Projeto terão como meta a promoção de conhecimentos “menos particularizados e teóricos”, aproximando ao máximo a teoria e a prática educacional. O principal objetivo deste projeto é capacitar profissionais de Educação para contribuir com a melhoria dos indicadores do Ensino.
PROJETO POESIA “TECENDO VERSOS”


MARIA ROSILENE DE MORAES

CARLA PATRICIA AMARAL FREITAS
A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que inicie seus próprios passos em poesia. Com o Projeto Poesia “tecendo Versos” queremos descobrir o que os alunos da EE. Cel. Oscar Prados já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições. Os recursos humanos se referem apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que será atingida pelo presente Projeto. A previsão para gastos adicionais com recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), é de que seja zero, pois os envolvidos são suficientes para execução do projeto. A escola já possui equipamentos de imagem e som e por isso não terá custo. Para execução das atividades serão usados diversos materiais de apoio, que serão proporcionados pela EECOP. O objetivo do Projeto é familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
VIAGENS CULTURAIS

ADAIZA CLAUDIA DE JESUS
adaizaclaudia@yahoo.com.br
MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Viajando os alunos aprendem mais do que se estiver o tempo todo dentro de sala de aula. A prática acompanha a teoria e tudo se faz novo e a aprendizagem acontece além melhorar o nível de conhecimento os alunos melhoram a disciplina e mudam sua visão sobre a vida, cidadania, visão de futuro e comportamento ante outras pessoas.
SEMANA CULTURAL



MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Uma semana cultural é preparada semestralmente quando os alunos do curso normal expõem seus trabalhos e palestras e mini-cursos são oferecidos. Outros alunos de outros níveis de ensino também participam com seus professores. As artes têm destaque e aparecem como métodos eficazes de aprendizagem e apresentação dos temas. A comunidade local sempre comparece para prestigiar este evento.
CURSO DE CULINÁRIA RÁPIDA


MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Alunos são coordenados por professora para aprender a preparar pratos rápidos com produtos alimentícios da região. Além da aula teórica há também aulas práticas em que os participantes aprendem a fazer, fazendo, podendo ser contratados e apresentar um bom resultado. Os pratos preparados são fáceis de fazer e por isso são de interesse particular dos alunos.
CURSO COMPORTAMENTO SOCIAL


MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Alunos são coordenados por professora para aprender a se comportar em qualquer situação social. Além de teoria há também aulas práticas em que os participantes aprendem a etiqueta do dia-a-dia de forma rápida e sem muitos transtornos. Com certeza os alunos da EE. Cel. Oscar Prados não são elitizados e por isso se interessaram em participar deste curso e poder competir até mesmo no mercado de trabalho de igual para igual com outras pessoas mais providas de informações sociais.
PROJETO DE COORDENAÇÃO DO CURSO NORMAL “EDUCAR É PRECISO”


MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
Tão importante quanto ensinar é ensinar com disciplina, organização e interesse, viajando através dos conteúdos curriculares e conhecendo o mundo através deles. Para isso o projeto Educar é Preciso, será desenvolvido através de atitudes disciplinadoras que possam levar os educandos a se comportarem melhor e com isso ter maior rendimento escolar. Interessados em ocasionar as mudanças necessárias à disciplina dos alunos da EE. Cel. Oscar Prados e inserir cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade atual, a coordenadora do Curso Normal da referida escola propôs aos profissionais que ali trabalham e a toda a comunidade escolar que desenvolvessem um projeto que pudesse transformar a escola atual numa escola real que fosse do agrado de todos além de estimular os alunos a estudar e ter sucesso escolar. O questionamento proposto é: será que precisamos de uma nova relação de idéias sobre a realidade ou uma nova relação com as idéias e com a realidade? Tomar algumas ideias, alguns princípios, acreditar, ir fundo, tentar colocar em prática, refletir sobre os resultados, reformular etc., constitui uma autêntica práxis pedagógica.
Há muito a indisciplina deixou de ser um evento esporádico no ambiente da escola para se tornar um dos maiores obstáculos para o processo ensino/aprendizagem. A maioria dos educadores tende a buscar uma forma de entender e/ou administrar o ato indisciplinado. Compreender ou reprimir? Encaminhar ou ignorar? Com tantos questionamentos este projeto reúne ações para buscar enfrentar concretamente este problema apresentando abordagens e propondo soluções para manejo da indisciplina na EE.Cel. Oscar Prados. Não se tem a pretensão de fornecer um receituário com possíveis soluções. Numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito cabe a escola levar estes princípios a sério dentro do seu projeto pedagógico. Responder a perguntas pode ser um caminho para diagnosticar a situação atual da escola. O que queremos? Para onde queremos ir? Com que tipo de disciplina sonhamos? Diante do quadro caótico, corremos o risco de começar a desejar uma disciplina passiva "como antigamente". Seria esta a saída? No pólo oposto, podemos abrir mão de qualquer preocupação, procurando nos acostumar coma situação atual, numa postura de "liberação geral". Seria esta a saída?
Com o objetivo principal de propor estratégias para disciplinar os alunos de forma que a escola seja um espaço de formação do ser humano em sua totalidade o Projeto Educar é Preciso utiliza de atividade como:
·         Disque-família (a escola faz a ligação, mas é o aluno quem conta para os pais o que está acontecendo, o que diminui muito a indisciplina), Visita-surpresa (com a visita às famílias o aluno se sente impotente já que se acontecer alguma coisa a escola sabe onde encontrar sua família), Uso de crachás (o aluno só pode sair da sala se for realmente necessário e se estiver portando o crachá do professor), Livro da Vida (por ocorrência de algo ato indisciplinar o aluno escreve no livro sobre sua “façanha”), Portal de regras (juntamente com os alunos o professor propõe regras que devem ser seguidas dentro da sala), Gigantes na escola (um projeto onde ex-alunos bem sucedidos vêm até a escola dar seu depoimento quanto a importância dos estudos e da escola em sua vida).
·         Com certeza a família também precisa estabelecer limites, acompanhar o trabalho do filho na escola e tomar atitudes quando esses limites construídos conjuntamente não são respeitados.
Como o professor entender esta construção de uma nova situação de disciplina na sala de aula e na escola? Seria algo fácil, imediato? É evidente que não; é uma tarefa muito difícil, todavia importantíssima. Para enfrentá-la, é preciso ter uma visão de processo.
A mudança não vai ocorrer de uma vez; porém, é um processo, que se dá por aproximações sucessivas: valorizar os passos pequenos, porém concretos e coletivos. Quanto mais participativo for este processo, maiores serão as possibilidades de dar certo. É preciso partir da realidade concreta que temos sem reclamar ou sonhar com outra. É esta a realidade, é este o ponto de partida para a transformação.
PROJETO DI-VERSOS

RESPONSÁVEL:
SAYONARA LILIAN CHAVES
           O poema tem sido utilizado em inúmeras situações de aprendizagem diferentes revelando-se uma excelente ferramenta ajudando a mobilizar e envolver integrantes de um grupo de aprendizagem em desafios individuais ou coletivos.
O Projeto Di-versos vem descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e produções de textos.
O objetivo maior deste projeto é familiarizar o aluno com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
PROJETO SHOW AO VIDEO




RESPONSÁVEL:

MARIA ROSILENE DE MORAES
rosil_moraes@hotmail.com
               O ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). O compasso das batidas de um tambor ou os sopros de um trompete, surpreendem as pessoas quando ouvem música na escola. A surpresa maior não vem das notas musicais, e sim da mudança de comportamento dos alunos frente aos instrumentos. É da água para o vinho. Em um estudo diagnóstico pode ser percebido o impacto da música na educação de crianças cujo desenvolvimento cognitivo espacial ajudou em questões de lógica matemática; temporal auxiliou alunos na compreensão de textos; e o relacionamento interpessoal dos alunos melhorou muito. Há confiança para acreditar que a música melhore o desenvolvimento humano.  E vai além: ecos de uma iniciação musical podem influenciar também no rendimento escolar. Com isso o GDPEAS Juventude vem desenvolver o Projeto Show ao Vídeo
                Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte. A ideia do Projeto Show ao Vídeo é apresentar um show de música, toda sexta-feira. Como apresentar um show ao vivo está fora dos recursos financeiros da escola, foi proposto desenvolver este projeto em que serão apresentados show de música através de vídeos e equipamentos que a escola já tenha. Com isso pretende-se levar à comunidade escolar, durante o recreio, um pouco de lazer, diversão e o gosto pela música.

                O Projeto Show ao Video será executado pelo GDPEAS Juventude, por meio da EE.Cel. Oscar Prados, durante todo o ano de 2012, com uma programação definida entre a equipe de Coordenação do GDPEAS, os alunos participantes e  a direção da EECOP. Para que a carga horária não tenha danos o projeto será desenvolvido no período de recreio todas as sextas-feiras.
VESTIBULINHO


RESPONSÁVEIS:

ADAIZA CLAUDIA DE JESUS
adaizaclaudia@yahoo.com.br

PEDRO ROMA MARTINS
Os professores, no sentido de sedimentar o processo, durante a construção do conhecimento em sala de aula, realizam atividades com questões semelhantes as da Prova Brasil, CEFET, ENEM, entre outros. Assim o aluno terá facilidade de assimilar maneiras de resolver situações como estas.
O Vestibulinho tem os objetivos específicos de: treinar a capacidade de concentração e raciocínio dos educandos; promover uma maior conscientização acerca da importância do estudo na vida do adolescente; proporcionar aos nossos alunos o aprendizado de como é realizado uma prova de vestibular; investigar a capacidade de responder um gabarito fechado; e diagnosticar as dificuldades apresentadas nas resoluções das questões para posteriormente saná-las.
A organização é feita por professores e cada professor do 3º ano do Ensino Médio prepara 5 questões da sua área de conhecimento. A avaliação serve para a melhoria substancial do rendimento escolar, mostrando os pontos positivos e, principalmente, os negativos dos alunos, através de uma prova multidisciplinar, a qual é realizada semestralmente.
PROJETO DE CANTIGAS INFANTIS “ENCANTA QUEM CANTA”



RESPONSÁVEL:
AIDÊ MARIA SILVA
A criança vive mergulhada num ambiente sonoro. Ainda bebê, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica. À medida que se vai socializando, vai interiorizando a língua de seu povo. Além das palavras, evidencia também a sua entonação, melodia, sotaque, ritmo, sentido. As cantigas de roda são poesias e poemas cantados. Percebe-se então a força da tradição oral. Essa tradição oral de expressão poética que a criança vivencia ludicamente desde a mais tenra idade no contexto familiar, deve ser cultivada na escola. Percebe-se que as interações sociais, através de brincadeiras tradicionais ocupam um lugar de destaque no desenvolvimento infantil.
Assim, o Projeto Encanta quem Canta vem trabalhar com as cantigas de roda repletas de elementos significativos para o desenvolvimento infantil cuja linguagem é um sistema de símbolos (gestos, sons, além das palavras). Esses elementos, aliados às diversas vivências pedagógicas na escola podem constituir, estimular, ampliar funções psicológicas que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação.
Nesse projeto as cantigas de roda como toda atividade lúdica vão estar a serviço da criança do ciclo da infância. A brincadeira envolve a criança toda. Ela experimenta, relaciona, imagina, expressa, compreende, confronta, negocia, transforma. habilidades de comunicação, atenção, compreensão, memorização, imitação, etc. E é na ação de brincar, que a criança estimula a sua imaginação. Ao imaginar, ela constrói, recria ou reproduz símbolos. O imaginário cultiva-se. Assim esse projeto se justifica pela sua importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos da EE. Cel. Oscar Prados e pela necessidade através das atividades escolares lúdicas, alimentar o imaginário infantil desenvolvendo a função simbólica com textos poéticos, onde as imagens e sons estão presentes. Onde as crianças possam exprimir o seu imaginário pelos gestos, pelo corpo, pela descoberta do mundo das palavras, cantadas, lidas, ouvidas, imaginadas e escritas. E isso é possível através das cantigas de roda.
Este projeto tem por objetivo intervir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita, permitindo aos alunos ainda em fase de alfabetização, escrever e refletir sobre textos cujo conteúdo já conhecem.
Vários conteúdos podem ser abordados com o projeto como: Leitura, escrita e interpretação das letras das cantigas, Sinônimos e antônimos, Letra inicial maiúscula, Pontuação, Grafia das palavras, Frase, Segmentação entre as palavras, Letras (alfabeto) e sílabas, Parlendas, Trava-línguas, Advinhas, Musicalidade, Jogos populares com sucatas, Desenvolvimento da coordenação motora, Danças, Noção de espaço, Normas de comportamento, Animais: classificação, modos de vida, alimentação e habitat, Insetos, Meio ambiente: ambiente terrestre e aquático, As partes do corpo, Higiene, Conhecimento de número: número e numeral, Cores, Contagem, Noções de: agrupamentos, Adição e subtração
PROJETO RITMO E MOVIMENTO



RESPONSÁVEL:
JUNIA DANIELA DE OLIVEIRA
As potencialidades destas crianças podem declinar se carecem de apoio cultural e familiar já que ambos são fatores decisivos para seu desenvolvimento integral. O ambiente cultural em relação à escola deve proporcionar uma educação na qual se desenvolvam as habilidades próprias de cada criança e o ambiente familiar deve favorecer um clima de apoio social e emocional. O corpo pode ser entendido como a sede de toda aprendizagem, seja ela cognitiva ou motora. O corpo é também um campo de expressão, e o movimento um meio de a expressão se realizar. O aluno, através da prática e expressão dos movimentos da ampla cultura corporal de movimento, pode ter a possibilidade de descobrir suas possibilidades e talentos cinéticos (PETRY, 1988). Esta descoberta de possibilidades e aptidões para as habilidades motoras, principalmente em crianças, começa a ser desenvolvida, na maioria das vezes, quando é regida por um estímulo. Este estímulo pode ser representado, mais especificamente no contexto escolar, pelo papel de intervenção e mediação que o professor representa para o aluno, tanto pela demonstração de movimentos e habilidades motoras desconhecidas, quanto pelo diálogo e motivação que incitam novas descobertas por parte do aluno. Desta forma, a prática é o instrumento essencial da aprendizagem. Mediante a ausência de profissionais capacitados a auxiliarem seus alunos a se aperfeiçoarem e da necessidade de valorizar o aluno talentoso em sentindo amplo valorizando a bagagem que o mesmo traz e a que se desenvolverá na escola, visamos nos capacitar para atendermos esses alunos, com a finalidade de aprimorar toda sua aprendizagem corporal que, consequentemente, resultar melhorias na aprendizagem cognitiva. O projeto abrange 16 professores sendo 04 professores de Educação Física e 12 regentes de turma das series iniciais do ensino fundamental e em torno de 440 alunos.
O principal objetivo do projeto é i
nstrumentalizar os componentes do GDP para elaborar e desenvolver uma proposta de valorização do aluno voltada para a descoberta de talentos, tendo em vista atender a necessidade de proporcionar ao aluno o conhecimento global do próprio corpo e superação de limites estabelecidos por eles próprios.

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