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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sucesso no III Congresso de Práticas Educacionais

Mais uma vez um projeto da E. E. Cel. Oscar Prados foi contemplado para ser apresentado numa comunicação oral, agora do III Congresso de Práticas Educacionais que foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, através da MAGISTRA, no período de 22 a 26 de outubro, no Hotel Tauá de Caeté. O Projeto apresentado neste ano foi "Matemática Através dos Contos de Fadas" desenvolvido pelas professoras Jacqueline Mara e Rosilene Moraes, com o apoio da direção e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O Projeto “Matemática através dos Contos de Fadas” vendo a necessidade de se promover a melhoria da qualidade do Ensino oferecido até então, tem como seu principal objetivo oferecer, aos alunos, uma ferramenta lúdica que os estimulasse na melhoria de seus resultados escolares. Ao referido Projeto interessou atingir os seguintes objetivos específicos proporcionar aos alunos, através da encenação de contos de fadas, novas formas de aprender matemática; utilizar os números apresentados nos contos para desenvolver atividades matemáticas; desenvolver as atividades interdisciplinarmente em Matemática, Português e Arte; reorganizar o tempo e o espaço escolares e apresentar resultados para a comunidade.
Ao longo da execução do projeto buscou refletir sobre a função da educação e a importância de se buscar novos métodos para atingir os objetivos, trabalhando junto aos alunos a apreensão dessa realidade e provocando-os no sentido de discutirem formas coletivas de reverter o quadro atual. Para isso, ao principal conteúdo trabalhado no Projeto foi a Matemática, mas também foram trabalhadas atividades em Português e Arte com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Vários foram os itens passíveis de reflexão para o Projeto, dentre as quais a heterogeneidade do público e a escolha de contos de fadas de acordo com este público e o assunto a ser estudado, o ambiente do estabelecimento escolar, o envolvimento dos participantes, o trabalho em equipe, a utilização desse novo método.
Os recursos humanos que foram utilizados na execução do projeto foram a professora e os alunos. Esporadicamente, outras professoras ajudavam a responsável pelo projeto, caso precisasse de mais atores para as encenações.
Os pais viram no projeto um instrumento para elevação do nível de ensino oferecido pela escola, reconhecendo que este foi mais um passo rumo ao sucesso escolar dos filhos. Já os alunos tiveram a oportunidade de aprender Matemática de forma lúdica e aproveitaram para elevar seu nível de aprendizagem. Eles se interessaram mais pela aula de Matemática e ficavam ansiosos por ver as encenações e depois poderem utilizar os números em suas atividades. Além disso, eles ficavam muito felizes por conseguirem responder ao desafio de resolver, acertando, as atividades além realizarem atividade de Português e de Arte.
Os recursos materiais utilizados foram os mais simples de uso diário dos alunos para desenvolver atividades. No entanto para as encenações dos contos de fadas foram necessários figurinos específicos para cada um deles, os quais a escola já possuía por que desenvolve projeto de teatro e, então, possui vários figurinos.
Durante a execução, dentre as atividades práticas, os alunos aprendiam as operações fundamentais, resolviam problemas orais e escritos, chegavam ao resultado esperado das expressões algébricas, produziam textos, paródias, pequenos poemas, interpretavam os contos através de desenhos, tudo isso usando os números citados nos contos de fadas encenados pela professora.
Reflexos sobre o trabalho apresentado e considerações sobre os avanços promovidos pelo projeto
Como o Projeto “Matemática através dos Contos de Fadas” foi desenvolvido interdisciplinarmente pela Matemática, Português e Arte, as atividades desenvolvidas envolviam estes conteúdos como produções de textos, resolução de problemas e cálculos matemáticos, desenhos e outros.
Para acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos foram propostas atividades arquivadas para comparação posterior, testes, atividades de revisão, observação diária do desempenho dos alunos. A equipe pedagógica acompanhou todo o desenvolvimento do projeto e sempre indicava quais os conteúdos a serem estudados pelos alunos para que os contos, as encenações e números fossem condizentes.

A professora que realiza as encenações (e seus ajudantes, caso fossem necessários) fazia seu trabalho de forma que não apenas ensinava, mas também aprendia com os alunos o sabor do magistério e dos resultados por eles apresentados. Os alunos, puderam de forma totalmente diversa da tradicional, aprender e fixar o aprendizado, produzindo progresso nos estudos. Outros atores importantes foram os pais dos alunos e a equipe gestora que apoiaram o desenvolvimento do projeto e viram seus filhos/alunos beneficiados pelo Projeto “Matemática através dos Contos de Fadas”.








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