O principal objetivo do Projeto
Mensageiros da Paz é proporcionar o desenvolvimento de ações indispensáveis ao
processo de pacificação do ambiente escolar e de entorno. Ao longo da
execução do projeto buscou-se refletir sobre a função da educação e a
importância de se buscar novos métodos para atingir os objetivos, trabalhando
junto aos alunos a apreensão dessa realidade e provocando-os no sentido de
discutirem formas coletivas de reverter o quadro atual que é de desolação e
desrespeito para com o próximo.
Coube às professoras de Jacqueline Mara, Sayonara Lilian e
Rosilene Moraes, com seu modo inovador de pensar e agir, mediar a relação entre
as vivências dos alunos e o interesse do projeto possibilitando crítica e
atuação na escola e na sociedade para o entendimento das situações atuais e
procurar formas de se redefinir as ações futuras. Daí surgiu a ideia de
desenvolver um projeto capaz de sintetizar tudo isso e canalizar para aquisição
de um ambiente agradável, sem violência e com a paz que todos desejam.
O Projeto Mensageiros da Paz foi divulgado através
de folders, visitas às salas de aula e em reunião de pais. Durante o processo
de execução do projeto foram realizadas atividades, tais como: exposição
de cartazes, plantão de professor para assessorar os alunos com dificuldades
quando grupos de alunos vinham para a escola em contra turno para dirimir suas
diferenças, escrita de mensagens para distribuição, apresentação de coral,
mensagens enviadas pelos carteiros nas casas que ficam na redondeza da escola,
apresentação artística, visitação das salas pelos carteiros mensageiros da paz
que levam sua mensagem escrita e falada aos alunos.
As professoras, em
seu verdadeiro papel de mediador almejaram e conseguiram, através da sua ação
pedagógica, contribuir na formação de alunos pensantes, que atuam na prevenção
da violência e provem uma cultura de paz.
Vários foram os itens passíveis de reflexão para o Projeto, dentre as quais a
heterogeneidade do público e a escolha de atividades de acordo com este
público, o envolvimento dos participantes, o trabalho em equipe, a utilização
de alunos carteiros como ferramenta para execução do projeto. Os recursos
humanos que foram utilizados na execução do projeto foram a professora e os
alunos.
Os pais viram no projeto um
instrumento para elevação do nível de pacificação na escola e que teve reflexo
em casa, reconhecendo que este foi mais um passo rumo ao sucesso escolar dos
filhos. Já os alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica e
aproveitaram para elevar seu nível de aprendizagem. Além disso, eles ficavam
muito felizes por conseguirem responder ao desafio de resolver, acertando, os
atritos que tinham entre si e com a sociedade em que estão inseridos.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – LDB.
BRASIL. Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional da Educação – PNE. Brasília (DF).
BRASIL. Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional da Educação – PNE. Brasília (DF).
GADOTTI,
Moacir. Concepção dialética da educação:
um estudo introdutório. 14.ed., São Paulo: Cortez, 2003.
MARDELLINO, Nelson Carvalho. Estudos
do lazer uma introdução. Campinas-SP, Ed. Autores associados, 1950.
MUÑOZ,
César. Pedagogia da vida cotidiana e
participação cidadã: guia da escola cidadã/ Instituto Paulo Freire. São
Paulo: Cortez, 2004.
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