Bem vindo!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Proposta Pedagógica



Considerando as necessidades atuais da Educação aos apelos da nova geração e a necessidade de elevação do nível da qualidade de ensino, estamos apresentando a proposta educacional da Escola Estadual Coronel Oscar Prados utilizando uma abordagem educacional diferenciada, onde a interação entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflete-se em materiais didáticos diferenciados, flexíveis e atualizados. A interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos colaboram, de forma decisiva, para a motivação e o entendimento de elementos fundamentais para a aprendizagem e a construção do conhecimento. O material didático é elaborado para que haja total aproveitamento do aluno. Os conteúdos são ministrados de maneira a organizar o ritmo de aprendizado e a facilitar o desenvolvimento das aulas.
A educação profissional de nível médio e pós-médio representa uma nova visão sobre a educação para o trabalho, que requer mais que o simples domínio operacional dos fazeres. Requer o desenvolvimento total de competências e habilidades profissionais que permitam ao cidadão-trabalhador o enfrentamento e resposta aos desafios do cotidiano profissional, que se apresentam de formas variadas e inesperadas, exigindo competências, habilidades e atitudes baseadas na ética, na criatividade e na pró-atividade.
Dessa forma, buscamos cumprir nosso objetivo principal, ou seja, os princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, do seu preparo para a cidadania, da qualificação para o trabalho, da igualdade de condições, do pluralismo de idéias, da liberdade e respeito do pensamento, da garantia de padrão de qualidade, da valorização da experiência extra-escolar e da vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
A proposta pedagógica da EECOP deriva dos princípios filosóficos e educacionais que direcionam a ação educacional e que definem os pressupostos teóricos e metodológicos, a relação de conteúdos básicos, a avaliação de cada área do conhecimento para cada ano, atendendo às diretrizes pedagógicas definidas pelos órgãos oficiais competentes.


A ação pedagógica da EE. Cel. Oscar Prados focaliza os seguintes princípios:
  Trabalho - conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentos, capacidades, atitudes e formas de comportamento exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão ou grupo de profissões em qualquer ramo de atividade econômica
      Ciência - é o esforço para pesquisar, descobrir e aumentar o conhecimento humano adquiridos pelo estudo ou pela prática.
      Tecnologia - envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento
      Cultura - está muito além de conhecimento, de erudição. Cultura é a capacidade de atribuir sentido às coisas e ações e ao mundo. Pensar em cultura é pensar na capacidade humana de construir a sociedade, da escolha de modos de vida, formas de comportamento e de expressão
  Para maiores informações entre em contato com a EE. Cel. Oscar Prados pelo e-mail:
eecop@hotmail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário