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segunda-feira, 14 de julho de 2014

OSCAR PRADOS EM PORTUGAL?

O Projeto I Capacitação para Educação desenvolvido pela professora Coordenadora de Projetos da Escola Estadual Coronel Oscar Prados foi selecionado para ser apresentado durante o evento TIC Portugal/2014 que aborda Tecnologia de Informação e Comunicação o qual ocorreu dia 04 de julho. O evento conta com profissionais de todo o mundo onde são apresentados trabalhos realziados com sucesso. este mesmo trtabalho já foi selecionado para apresentação no I Seminário Nacional do Ensino Médio (Brasilia/2012) e no I Congresso Mineiro de Práticas Educacionais (Jaboticatubas/2012) por ser uma experiência bem sucedida. O texto abaixo, resume como foi desenvovlido o referido projeto.

O Projeto I Capacitação para Educação, que tem como objetivo principal capacitar profissionais de Educação para contribuir com a melhoria dos indicadores do ensino/aprendizagem, leva em conta o domínio adequado do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura pelo docente.
Foram desenvolvidas palestras, oficinas e as artes além de técnicas e estratégias pedagógicas diversas sempre com foco na participação, reflexão e revisão de valores e posturas e para reconstrução e compreensão de significados e conceitos de educação de qualidade, tendo como foco a Educação Infantil, através de parcerias, oficinas, palestras, peças teatrais dentre outras atividades durante 3 (três) dias nos quais foram abordados assuntos que contribuem para (re) construção de relações atuais e coerentes às necessidades do alunado. O Projeto foi desenvolvido com tema “Navegando as Águas da Docência Infantil” com a participação de profissionais desde a escolha dos palestrantes e parceiros, elaboração de convite, decoração, participações artísticas até a realização de fato e a certificação aos participantes que tiveram frequência mínima de 80% do total de hora.
Vários foram os itens passíveis de reflexão para a Capacitação, dentre os quais a escolha de palestrantes e ministradores de oficina que trabalham gratuitamente, a heterogeneidade do público e a escolha de temas de acordo com este público, o ambiente do estabelecimento escolar, o envolvimento dos participantes, o trabalho em equipe, a utilização de novas tecnologias para que a escola não seja mais vista apenas como um conjunto de partes, mas como uma unidade complexa, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a cultura local. Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade.

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